domingo, 30 de dezembro de 2012

I like you, Marc.


Uma entrevista gira feita pelo Stefano Tonchi ao Marc Jacobs, há cerca de dois meses.

Mesmo há alguns anos atrás, quando eu não percebia muito sobre moda, já achava piada ao Marc Jacobs. Na altura, como é óbvio, não conhecia grande parte do seu trabalho, mas a sua imagem (eu fiquei mais marcado pelo Marc musculado e tatuado do que pelo Marc de aspecto geek) e popularidade chamavam-me a atenção. Gostava. Por isso, quando comecei a "mergulhar" a sério nos "estudos" da moda, o nome Marc Jacobs era uma das minhas poucas referências.

Por volta da altura em que iniciei este blog, comprei o documentário Marc Jacobs & Louis Vuitton do Loïc Prigent. Foi uma espécie de life changing moment. Por causa dele, fiquei determinado em saber o máximo possível sobre aquela indústria louca, mas ao mesmo tempo fascinante, que o filme mostrava e que eu não conhecia minimamente.

Há quem diga que o antigo Marc, gordinho, de óculos e cabelo pouco arranjado era melhor. Eu não sei. Ele não está mal agora. Para além de parecer mais feliz, na minha opinião, tem feito muito boas colecções, quer para a sua própria marca, quer para a Louis Vuitton. Aliás, ainda estou completamente obcecado com esta colecção. E com esta, claro!... Vá, só mais esta.

--
Ah! E só naquela... se estiverem interessados em saber quais foram, para mim, os melhores acontecimentos de 2012, cliquem aqui. :)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Peças fixes na Le Coq Sportif

Eu sei que este post vai parecer pago, a julgar pelo facto de eu escrever quase sempre sobre produtos de marcas de luxo, mas garanto-vos: não é! Não fui contactado pela marca, nem sequer recebi um press release (acho eu...). A verdade é que, hoje à tarde, decidi dar uma espreitadela ao site da Le Coq Sportif (you know, uma daquelas marcas fixes em que eu ainda consigo comprar uma ou duas peças, de vez em quando) e dei-me de caras com uma imensidão de t-shirts e pólos maravilhosos! Algumas dessas mesmas peças foram lançadas no âmbito do L'Eroica (whatever, um evento um bocado aborrecido para quem, como eu, não acha assim tanta piada ao ciclismo), mas o que interessa é que elas são esteticamente lindíssimas. Já percorri, vezes sem conta, todas as páginas da loja online da Le Coq Sportif e, mesmo assim, ainda tenho dúvidas de quais pólos/t-shirts gosto mais. Em baixo, alguns exemplos:


(Oh, ya, é verdade, engracei com aquela primeira t-shirt, por me fazer lembrar a colecção S/S 13 da Prada.)

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Coisas que não recebi neste Natal, mas que gostava de ter recebido. #2

No sentido dos ponteiros do relógio, a começar pelo canto superior esquerdo:
  1. Casaco azul da Y-3. À venda aqui.
  2. Livro da Prada.
  3. Jogo de tabuleiro da Versace. À venda aqui.
  4. Calções de banho da colecção S/S 11 do Christopher Kane. À venda na Wrong Weather.
Enfim, não se pode ter tudo.

Para quem não se lembra, no ano passado foi assim.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Campanha S/S 13 da Miu Miu

Eu até podia fazer um post extenso, mencionando todos os aspectos que me fazem gostar desta campanha, mas estou sem muito tempo (e paciência). Por isso mesmo, passo a descrever esta produção da forma mais sucinta possível: "a melhor dos últimos tempos". Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin fizeram um trabalho sublime. Quero estas fotografias (sobretudo a primeira!) numa das paredes do meu quarto! Espero que a campanha impressa seja complementada por um excelente vídeo (para quem não sabe, a dupla de fotógrafos foi responsável por este maravilhoso vídeo da Dior (ver em 720p, por favor!).

Vejam mais imagens aqui.

Entretanto, parece-me que este blog transformou-se, de vez, num fansite da Miuccia Prada e dos rapazes Proenza Schouler. Sorry, I'm not sorry.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Campanha S/S 13 da Prada

Campanhas de moda com manequins são sempre melhores. Na minha opinião, o anonimato de um(a) modelo de passerelle consegue tornar um editorial ou uma campanha muito mais intrigantes, talvez porque a as escassas informações que dispomos acerca da sua personalidade e vida privada nos dão muito mais espaço de manobra para fantasiar. No entanto, quando as coisas são bem feitas, não me importo de ver celebridades envolvidas em produções de moda. A Prada, que em anos passados já teve campanhas protagonizadas por actores como John Malkovich, Tim Roth, Norman Reedus, Gary Oldman, Garrett Hedlund, Jamie Bell e Willem Dafoe, voltou a repetir a fórmula para a temporada de Primavera/Verão 2013, convidando Harvey Keitel, Dane DeHaan, Aaron Taylor-Johnson e Benicio del Toro para serem fotografados por David Sims.





As fotografias são simples, a preto e branco, muito ao estilo das campanhas da marca protagonizadas, nos anos 90, pelo John Malkovich e pelo Tim Roth. Gostei do facto de terem recorrido a actores de diferentes gerações, o que, de alguma forma, comprova a versatilidade do vestuário da Prada. As minhas fotografias preferidas são as do Dane DeHaan, provavelmente por este ser o mais "modelesco" dos quatro actores.

É óbvio que preferia uma campanha com o Clément Chabernaud, com o Adrien Sahores e com o Jacob Coupe, mas ainda que isto seja uma clara jogada de marketing, não deixa de ser uma boa campanha, visto que o perfil dos actores recrutados enquadra-se perfeitamente no estilo da marca.

Estou curioso para ver mais imagens e vídeos desta sessão fotográfica!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Nº 92









A loja da Miu Miu da Avenida da Liberdade foi inaugurada ontem. Não fui convidado para festa, mas, na noite passada, passei alguns minutos a vasculhar o espaço online da marca e a babar-me para cima do teclado. Decidi recolher algumas imagens que por lá encontrei, para partilhar convosco. Aquele tipo de calçado e acessórios que, por si só, consegue transformar um outfit aborrecido num look altamente excitante! Para princesas (com cabeça!).

Miu Miu, agora no número 92 da Avenida da Liberdade. :)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cameron Russell a falar sobre coisas importantes


Vale a pena ver este vídeo. Eu partilhei-o, ontem, na minha conta de Facebook pessoal, mas, aqui, neste blog, ele faz ainda mais sentido. Uma espécie de continuação deste post.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Proenza Schouler Pre-Fall 2013




Ontem à noite, quando vi, pela primeira vez, o lookbook da colecção Pre-Fall 2013 da Proenza Schouler, no Style.com, apaixonei-me de imediato pelos últimos prints, os azuis e os amarelos. Ao princípio, não percebi bem o que eram, o que representavam, mas depois de ter clicado em "zoom" e de ter perdido alguns minutos a apreciá-los, lembrei-me de uma série de fotografias tiradas em grutas pelo Ryan McGinley. Exacto, daí as publicações que fiz, ontem à noite, no Tumblr!

Hoje de manhã, corri, de novo, para o Style.com, não só para voltar a apreciar a colecção, mas também para partilhá-la convosco. A "review" da mesma já estava online. No fim da crítica, é dito que os tais prints são, de facto, reminiscentes de fotografias de cavernas, mas não da autoria do Ryan McGinley, e sim da própria dupla de designers, que recentemente fez uma viagem às ilhas Fiji. Ah, estava perto!... De qualquer forma, lancei o paralelismo. Pode ser que, em breve, aconteça uma colaboração entre o fotógrafo e a marca americana (fingers crossed!).

Vejam a colecção completa aqui.

E que o futuro seja realmente assim. Amén.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

K L A R S/S 13

Na última edição da ModaLisboa, minutos antes do início de um dos desfiles, uma simpática stylist que estava sentada à minha frente, na primeira fila, disse-me que tinha visto o meu blog e que tinha gostado dele, apesar de ter ficado com a impressão de que eu, nos meus posts, dava muito destaque a designers e marcas internacionais e pouco a nacionais. Perguntou-me, a seguir, quem eram os meus designers portugueses favoritos. Disse-lhe um pequeno conjunto de nomes e e acrescentei que dava maior enfoque a designers internacionais pelo de facto gostar de escrever sobre o que realmente gosto e sobre aquilo que considero ser bom.

Reconheço que soou mal. Devia ter dito mais qualquer coisa.

Eu, de facto, escrevo muito sobre designers internacionais neste blog (e até mesmo em artigos para outros sites e revistas), mas, se repararem bem, eu não falo de todos. Basta um scroll rápido, na lista de designers/marcas do Style.com, para constatarem que a maior parte dos nomes que lá aparecem nunca foram sequer mencionados neste blog. Ora, se lá fora o meu número de favoritos já é reduzido, imaginem cá dentro, num país pequeníssimo e com uma indústria ainda frágil! Por outro lado, as novidades de moda a nível nacional (lançamentos de colecções, divulgações através de vídeos, lookbooks, etc) escasseiam durante o ano, ao contrário do que se passa lá fora. As grandes marcas internacionais dão que falar todos os meses, as nacionais não - daí eu raramente postar sobre o trabalho de designers portugueses.

Falta mais investimento? Sim, mas mais do exterior do que da parte dos designers, julgo eu. É preciso gente (com visão e recursos) que invista na moda nacional.

Falta mais comunicação? Talvez. Se calhar, a imprensa também precisa de olhar mais para os designers nacionais, mas eu falo por mim... neste blog, eu só divulgo coisas que gosto, coisas com as quais, de algum modo, me identifico.

Dito isto, julgo que ficou tudo mais ou menos esclarecido. Podemos, então, proceder ao que realmente interessa neste momento, que é o lookbook da colecção S/S 13 da K L A R, uma marca portuguesa cuja equipa é constituída por Alexandre Marrafeiro e Andreia Oliveira (designers de moda) e Tiago Carneiro (designer gráfico e art director). Com uma estética minimalista e funcional, esta colecção remete-nos para o trabalho de designers como Raf Simons e J.W. Anderson, ainda que, ao mesmo tempo, apresente características bastante originais. A qualidade e a atenção aos detalhes parecem-me evidentes, sendo que aqui não falo apenas das roupas, mas também da própria direcção artística do lookbook, que pela sua precisão nos faz querer tocar, e até mesmo adquirir, a maior parte das peças. Está tudo impecável! Espero que o futuro reserve muito boas surpresas para o pessoal da K L A R, porque ele merece.

Vejam o lookbook completo aqui.








www.k-l-a-r.com

domingo, 9 de dezembro de 2012

Novas pulseiras Proenza Schouler


Os acessórios Proenza Schouler são sempre absolutamente desejáveis. Esta nova série de pulseiras e colares da marca americana não é excepção. Adoro o metal anodizado, as correntes, os mosquetões e as roscas, que, de certa forma, acabam por conferir às peças um ar pouco feminino e muito virado para uma estética crua e funcional. Simples e cool... muito Proenza Schouler, portanto. Prevejo que nos próximos meses outras marcas comecem a copiar o design destas belezas, tal como aconteceu com estas e estas.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Christopher Owens na Casa do Alentejo



Algumas fotografias que tirei ontem à noite, no concerto do Christopher Owens, na Casa do Alentejo - um espaço perfeito para um artista tão talentoso. Owens é o ex-vocalista da banda Girls. É amigo de Hedi Slimane e, recentemente, protagonizou uma campanha da Saint Laurent Paris, a primeira desde que o designer foi apontado como director criativo da icónica marca francesa. O seu primeiro álbum a solo, Lysandre, cuja fotografia de capa é assinada por Ryan McGinley, será lançado no dia 14 de Janeiro de 2013.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Stella McCartney Resort 2013


Eu sei que os meus posts têm sido bem pequeninos nos últimos dias, mas a verdade é que nada de relevante se tem passado na indústria da moda (não, não me peçam para comentar a contratação do Alexander Wang). Lás está, estamos naquela altura aborrecida do ano. A lista de colecções Pre-Fall existente no Style.com cresce de dia para dia, no entanto, ainda nenhuma das minhas marca preferidas apareceu por lá. Felizmente, de vez em quando, temos presentinhos como este... Um adorável vídeo (sem som) que nos mostra a colecção Resort 2013 da Stella McCartney, aquela que eu adorei, lembram-se?!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jessica Chastain para a W Magazine

Estou completamente apaixonado por estas duas capas da edição de Janeiro de 2013 da W Magazine. Brilhantes!
O retrato da esquerda assinado por Rineke Dijkstra, o da direita por Chantal Joffe.
Vejam outras duas aqui.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

In Vogue: The Editor’s Eye


Eu, às vezes, até posso tentar desviar-me do mainstream (às vezes, porque, acreditem, gosto de coisas mainstream) e ignorar os clichês da Vogue US, mas não posso, não consigo, negar a sua influência na indústria da moda e na percepção que o público (interessado ou não) tem desta. A verdade é que adorei o The September Issue (tenho em DVD!) e estou ansioso por este novo documentário (da HBO, ainda por cima!). In Vogue: The Editor’s Eye estreia dia 6 de Dezembro, quinta-feira, nos E.U.A..

It's Time for Some Testosterone!



Pois é, para quem não sabe, não são só actrizes e cantoras fixes que me contactam para trabalhos de styling. Na verdade, muitos dos meus clientes são homens. Ontem à noite (mais um domingo muitíssimo produtivo!), por exemplo, pus o Michael Fassbender em Prada S/S 12, o Ewan McGregor em Yohji Yamamoto S/S 13, o Ezra Miller em J.W. Anderson S/S 13 e o James McAvoy em Acne F/W 12/13. Valeu a pena o esforço. É sempre um prazer trabalhar com alguns dos meus actores preferidos. E eles gostaram muito do resultado. Para mim, isso é o mais importante, que os meus clientes se sintam bem nos looks escolhidos por mim.