domingo, 30 de setembro de 2012

Céline S/S 13


Continuo a achar que a mulher Céline é a mais badass de toda a Indústria da Moda. Ela dispensa a maquilhagem sempre que pode, tem um estilo androgino e não se preocupa com as opiniões dos outros. Ainda assim, está sempre elegante e todas as pessoas gostariam de ser como ela. Phoebe Philo, só tenho duas coisas para te dizer: excelente trabalho e inicia uma linha masculina, porque nós, homens deste mundo, precisamos de roupas pensadas por ti.

Vejam a colecção completa aqui.

sábado, 29 de setembro de 2012

Maison Martin Margiela S/S 13


Uma das coisas que mais me impressionou no desfile da colecção S/S 13 da Maison Martin Margiela foi o cenário, a decoração do espaço no qual o evento aconteceu. O vídeo acima mostra-nos o making of da instalação. Vale a pena ver.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Christian Dior S/S 13




Esta é a primeira colecção ready-to-wear da Christian Dior concebida pelo Raf Simons. Nada de exageros e exuberâncias à la Galliano, não. Hoje, Raf apresentou-nos um excelente trabalho minimalista, em que peças elegantes de aspecto afiado (sapatos bicudos, tecidos finos, listras e formas angulares) criaram uma atmosfera moderna e energética. Uma colecção que atrai em fotografia e prende em movimento. Achei interessante a forma como o designer brincou com as formas dos blazers, que em muitos casos foram adoptados como vestidos. Não sou grande fã de organza, mas garanto-vos que adorei a maneira como tecido foi trabalhado nesta colecção - as peças ficaram com um ar eléctrico. Viram-se combinações de cores absolutamente deliciosas. Gostei particularmente de dois vestidos com uma espécie de manchas abstractas e simétricas (os dois à direita da segunda montagem acima).

Fantástico. Tudo. Mal posso esperar para ver uma série destes looks quer em editoriais, quer em passadeiras vermelhas.

Vejam a colecção completa aqui.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Balenciaga S/S 13



Tive imensa dificuldade em seleccionar os looks para incluir neste post, porque a colecção é realmente perfeita do início ao fim. Não há dúvidas de que o Nicolas Ghesquière é, actualmente, um dos melhores e que originalidade nunca lhe falta. Existem referências, nesta colecção, claro, mas nada de muito evidente. Ainda que alguns elementos nos remetam para sevilhanas (os folhos nos primeiros looks) e outros para a Idade Média e para a mitologia (acessórios de cabeça e algumas silhuetas), nada disso tornou a colecção datada ou demasiado temática. Aliás, isso sempre foi algo a que a Balenciaga nos habituou - colecções com referências ao passado, no entanto, sempre muito contemporâneas e, por vezes, até futurísticas. Tenho a certeza de que este não vai ser o último post neste blog sobre esta colecção, que tem imensas coisas para digerir, a começar pelos seus desejáveis acessórios e a terminar na interessantíssima mistura de padrões, cores e texturas. Bravo, Nicolas!

Vejam a colecção completa aqui.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Novidades da Kenzo


Com o intuito de dinamizar a KENZO e torná-la mais apelativa a um público mais jovem, Carol Lim e Humberto Leon, actuais directores criativos da marca, têm seguido uma filosofia muito semelhante à da Opening Ceremony, fazendo colaborações com marcas mainstream, como a New Era Caps e a Vans. A mais recente parceria com esta última resultou numa série de ténis com padrões distintos (vejam-nos todos aqui). Os meus favoritos, como devem calcular, são os que têm um estampado a imitar mármore. Noventa euros cada.

A propósito da KENZO e dos esforços para dinamizá-la, recentemente, a Carol e o Humberto pediram ao pessoal da DIS Magazine (já falei sobre ela por estes lados) para fazer um vídeo criativo que interpretasse a colecção F/W 12/13 da marca francesa. O pequeno filme, como já se esperava, é bizarro, inteligente e MUITO divertido. A meu ver, uma crítica aos demasiado sorridentes e pouco realistas conteúdos multimédia (imagens e vídeos), produzidos por agências de "stock", que, depois, são utilizados em sites e campanhas de hospitais, empresas e seguradoras, por exemplo. Vejam em HD:

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Proenza Schouler na edição de Outubro de 2012 da W Magazine


Standing, from left: Olympia Scarry, Victoria Traina, Chloe Sevigny, Lauren Santo Domingo, Jen Brill, Julia Nobis, and Vanessa Traina. seated, From left: Meghan Collison and liya kebede. All wear ­Proenza Schouler.

“A lot of designers are really intimidating. But Jack and Lazaro? Whenever I see them, which is typically at some kind of event where I’m inherently nervous and uncomfortable, I want to be around them—the same way I want to be in their clothes. You feel good, you feel cared for, you feel beautiful, you feel powerful.” - Chloë Sevigny

Leiam o artigo completo, aqui, no site da W Magazine. Vale a pena.

Ah! E comprem também a última edição da Umbigo!... Para quem não se lembra, ela inclui um artigo sobre Proenza Schouler escrito por mim. ;)

Balenciaga New York





Uma das partes mais interessantes do site oficial da Balenciaga (a seguir ao arquivo de colecções e campanhas) é aquela que nos mostra imagens das lojas da marca. Aqui, não falamos de pequenos e vulgares pontos de venda, mas sim de espaços luxuosos, totalmente distintos entre si, que reflectem a estética clássica e ao mesmo tempo experimental da Balenciga. As fotografias acima são da loja de Nova Iorque, provavelmente a minha preferida entre todas as outras, pelo seu aspecto fresco e relaxado.

Balenciaga New York
542 West 22nd Street
10011
NEW YORK
NEW YORK

domingo, 23 de setembro de 2012

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Calçado Prada S/S 13

Porque sim. Porque são complexos. Porque vão ficar perfeitos em editoriais. Porque suscitam as reacções mais diversas. Porque, mais tarde ou mais cedo, será socialmente aceitável andar por aí com versões ligeiramente mais soft destas coisas.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Prada "Real Fantasies" F/W 12/13



"Join A Weird Trip" é a frase que aparece nas já icónicas camisolas e t-shirts da colecção Outono/Inverno 2012/2013 da Balenciaga. No entanto, bem que podia ser o slogan da mais recente "edição" do projecto/lookbook "Real Fantasies" da Prada. Desta vez, as colagens de Lok Jansen e Jeroen Koolhaas conjugam looks da colecção F/W 12/13 desenhada por Miuccia e elementos característicos de épocas passadas com imagens de naves espaciais, céus estrelados, galáxias, luzes néon, lazers e muito mais! Uma verdadeira "weird trip" que só mesmo a Prada nos consegue proporcionar.

É incrível como as peças desta casa italiana tornam-se ainda mais desejáveis à medida que o tempo passa. Se eu já era um enorme fã desta colecção desde o primeiro momento em que foi apresentada, agora estou completamente obcecado! E é interessante verificar que a parte masculina, em termos de padrões, texturas, formas e acessórios, acaba por ser ainda mais encantadora que a feminina (há uns meses atrás, pensava o contrário).

Hoje, segundo dia da Semana da Moda de Milão, será apresentada a nova colecção feminina S/S 13 da Prada. O desfile começa por volta das 17h. Certifiquem-se de que não perdem o livestream! Mal posso esperar!

Deixo-vos com algumas das minhas imagens preferidas desta mais recente "edição" do "Real Fantasies", que pode ser vista na íntegra no site oficial da marca italiana.




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Joan Smalls fotografada por Sean e Seng para a 032c

De acordo com o Models.com, a Joan Smalls é, actualmente, a modelo nº1 no mundo. Eu não podia estar mais de acordo com a eleição. Ela, de facto, merece. Só nos últimos quatro meses, a Joan apareceu em dezenas de capas, editoriais e campanhas. Para celebrar a posição da modelo no ranking, foi feito este adorável vídeo (vejam!). Recentemente, a revista 032c revelou duas deslumbrantes capas para a sua nova edição. Numa delas, aparece Smalls, fotografada pela minha adorada dupla Sean e Seng. O editorial completo já apareceu na Internet e engloba tudo aquilo que apreciamos no trabalho dos dois fotógrafos: uma atmosfera invulgarmente atraente, sensualidade e muitos elementos naturais. O styling, que inclui peças de marcas como Céline, Balenciaga e Givenchy, esteve a cargo de Mel Ottenberg, editor de moda da Purple Fashion e stylist pessoal da Rihanna.



Coisas que passam pela minha cabeça #4

As aulas já começaram. Estava com vontade de fazer mood boards.
Chloë Sevigny para a Self Service; tapete persa; We Need To Talk About Kevin; botim; cadeiras.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Stuck


STUCK from HERCULES UNIVERSAL on Vimeo.

Eu acho a Hercules Magazine um bocadinho pretensiosa (*cof, cof* Fantastic Man wannabe *cof, cof*), por isso, estava para não partilhar este vídeo aqui... Mas, depois, comecei a pensar... "é Prada... e tem o Clément Chabernaud... e está em HD... e a estética está gira... e tem uma citação do Francis Bacon no final... ya, tenho de partilhar isto no blog!". Sim, vale a pena ver... e rever.

Christopher Kane S/S 13


Eu adoro o Christopher Kane, porque ele, através da conjugação de um enorme número de ideias malucas e aparentemente aleatórias, consegue criar colecções surpreendentemente consistentes e atraentes. E, sim, essa também é a razão pela qual eu adoro a Miuccia Prada. Para a temporada de Primavera/Verão 2013, Kane apresentou-nos uma mulher simultaneamente frágil e forte, que gosta não só de lacinhos, cores de cupcakes e jóias, mas também de biker jackets e estética gótica. Uma mulher metade porcelana, metade Frankenstein. Essas são as primeiras impressões que tiro, quando olho para esta maravilhosa colecção. Não tenho dúvidas nenhumas de que os stylists de todas as grandes revistas estão, neste momento, em pulgas para poderem requisitar montes de peças. Veja-se, por exemplo, aquele vestido cheio de lacinhos cor-de-rosa - sucesso garantido! Quanto àqueles looks finais, decorados com jóias (dois deles, também com fita adesiva preta?! (cool!)), consigo vê-los, sem qualquer problema, numa actriz de Hollywood interessante como a Kirsten Dunst.

Vejam a colecção completa aqui.

domingo, 16 de setembro de 2012

Existem coisas fantásticas neste mundo...


... e este vestido é uma delas. Estamos no terceiro dia da London Fashion Week. Daqui a algumas horas será apresentada a nova colecção feminina da ACNE, uma marca que, de estação para estação, cresce na minha consideração. A moda faz-se de ideias frescas e o Jonny Johansson tem-se revelado um especialista nessa matéria.

sábado, 15 de setembro de 2012

Vogue Fashion's Night Out Lisboa 2012

Como todos vocês já devem saber, anteontem, estive presente na terceira edição da Vogue Fashion's Night Out Lisboa. Tentei fazer uma cobertura em directo, através de updates no Instagram e no Twitter, mas os espaços com wi-fi grátis eram escassos e, como devem calcular, não parei de andar a noite toda. Comecei o meu percurso no Chiado, visitei o Príncipe Real e terminei na Avenida da Liberdade. Não, infelizmente, não tive tempo de espreitar a Rua Castilho. Os espaços estavam cheios! Por volta das 19h30, já conseguíamos ver a Rua do Carmo inundada de gente! Nota-se, sem dúvida, que, de ano para ano, a adesão do público ao FNO tem aumentado.

Tirei imensas fotografias (thanks, Instagram)! Querem vê-las?!


Como vos disse anteriormente, comecei pelo Chiado. Fiz uma visita à Carmo, que estava toda contente por finalmente ter o seu anuário da Janela Urbana, e à Amber Hella. As duas estavam a oferecer "canvas bags" personalizadas na Stradivarius. Recebi duas. Muitos giras! Congrats, girls! ;)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fantastic!


À esquerda, Angela Lansbury, fotografada por Terry Richardson, na mais recente edição da The Gentlewoman.
À direita, Oliver Sim, cantor dos The XX, fotografado por Willy Vanderperre, na capa da mais recente edição da FANTASTIC MAN.

Mal posso esperar para pôr as minhas mãos nestas duas preciosidades!

Previews dos conteúdos de ambas as edições já estão disponíveis nos sites oficiais, aqui e aqui.

V


Fotografias de Rita Lino

Se o simples facto de a Diana Matias fazer parte do colectivo Wolke Bos ainda vos faz questionar a qualidade do seu trabalho, certifiquem-se que dão uma vista de olhos no site oficial da designer. Vocês vão adorar! Numa altura em que o vídeo ganha cada vez mais expressão no mundo da moda, Diana Matias, em colaboração com Pedro Maia e com o Studio RGB/XYZ, divulgou recentemente um pequeno filme que interpreta a sua colecção Outono/Inverno 12/13, intitulada V. Muito bom!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Proenza Schouler S/S 13

Como é óbvio, gostei imenso da nova colecção da Proenza Schouler. Desta vez, os designers Jack e Lazaro inspiraram-se não só em obras de Gerhard Richter, mas também em fotografias encontradas no Tumblr. Sim, leram bem, no Tumblr. É tão interessante observar estas novas gerações de pessoas criativas, que cresceram durante a ascensão de um dos fenómenos mais revolucionários em termos sociais de toda a História da Humanidade - a Internet - e como elas adaptam e absorvem, com uma enorme facilidade, quase inconscientemente, essa realidade através das suas obras. Já lá vão os tempos em que as viagens por países exóticos, as visitas a exposições de arte e os filmes eram as únicas fontes de inspiração para os designers. Hoje, basta um computador, ou um simples smartphone, com ligação à Internet e... BOOM!... o mundo nas nossas mãos!


Nesse ponto de vista, o Tumblr é uma plataforma muito rica. Por lá, é possível encontrar curadores amadores extremamente talentosos, com visões estéticas muitíssimo apuradas, responsáveis por infindáveis poços de criatividade. Com isto, não quero dizer que as tais viagens a países exóticos e todas as outras formas de procura de inspiração "tradicionais" deixaram de fazer sentido. Não. Aliás, estes dois rapazes da Proenza Schouler são conhecidos por fazerem grandes viagens e por criarem colecções influenciadas pelos territórios que visitam. No entanto, sejamos realistas, a sociedade, hoje em dia, valoriza muito o factor tempo. Queremos experimentar tudo o mais rápido possível, por isso, torna-se totalmente compreensível que os designers se virem para a Internet, na altura de procurar inspiração, uma vez que se trata de um meio mais veloz e cómodo para tingir o mesmo objectivo. Viva a globalização!


Voltando à colecção propriamente dita, devo dizer que gostei imenso do quão experimental ela se mostrou. É certo que em todas as temporadas, o Jack e o Lazaro esforçam-se por abordar novas ideias e materiais invulgares, mas esta colecção, sobretudo pela diversidade de formas, padrões e cores, pareceu-me mais "atrevida" que o habitual. O que mais se destaca são, claro, os prints digitais - fotografias de multidões e paisagens naturais - que deram um ar muito contemporâneo e urbano às peças. O uso de cabedal e a rigidez de algumas roupas soaram-me pouco a Primavera/Verão, porém tudo isso foi compensado com maravilhosos vestidos, alguns deles com aspecto bem leve e fluído. O calçado foi um dos pontos fortes da colecção (a sério, mal posso esperar por ver aquelas botas em todos os editoriais e sites de street-style!), bem como as bandas pretas que as modelos exibiram nos seus pescoços (um pormenor muito elegante, na minha opinião).

Vejam a colecção completa aqui.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fashion moments

As melhores fotografias das grandes semanas da moda internacionais são as da Self Service. Nem vale a pena discutir. Tudo aquilo que geralmente escapa às coberturas de publicações mainstream - momentos desinteressantes para a maioria, mas que fazem as delícias aos verdadeiros geeks da moda - a Self Service esforça-se por captar através da fotografia. A semana da moda de Nova Iorque está quase a terminar e o melhor ainda está para vir! Estamos prontos, Londres, Milão e Paris! Fiquem atentos às actualizações do blog da revista francesa e não percam uma pitada daquilo que realmente acontece dentro da Indústria. ;)

Aqui ficam algumas fotografias da temporada passada:








terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sapatos Marc Jacobs S/S 13

Esta edição da New York Fashion Week está a ser mais aborrecida do que é habitual. Felizmente, existe um grupinho de designers que raramente desilude. Nesse grupinho, está inserido o Marc Jacobs, claro. Gostaram do desfile de ontem, não gostaram?! Eu também! Minimalista, com inspiração nos anos 60, sensual de uma forma pouco convencional, uma paleta de cores reduzida, mas ao mesmo tempo muito charmosa, a aparição de um pequeno Mickey Mouse, a Hailee Steinfeld adorável na primeira fila... Um bom espectáculo que se pôde seguir em directo, na companhia de uma das bloggers mais divertidas do momento: a Leandra Medine do The Man Reppeler. Eu podia dar destaque a um número infindável de partes da colecção, contudo, para mim, nenhuma se sobressaiu mais do que o calçado.

Marc, apresentaste ao mundo uma série de sapatos e botins fantásticos, obrigado.






Vejam a colecção completa aqui.

domingo, 9 de setembro de 2012

Imagens da primeira loja Proenza Schouler

A primeira loja Proenza Schouler já abriu! Yay! O facto de eu querer viver dentro dela para sempre, por um lado faz de mim um completo freak, mas por outro torna explícita a minha admiração pelo trabalho do David Adjaye (responsável pela arquitectura do espaço) e pela estética criada pela dupla de designers. Sou um enorme fã de interiores que misturam pedra (aqui não encontramos mármore, é certo, contudo existe uma com aspecto mesclado que também me atrai imenso), metal, cimento e madeira; adoro cactos e, como vocês já sabem, as espadas-de-são-jorge estão no topo da minha lista de plantas favoritas. Devo acrescentar, ainda, que devido às suas cores e texturas magníficas, as peças desenhadas pelo Jack e pelo Lazaro acabam também por ser objectos decorativos perfeitos. Enfim, a abertura deste primeiro espaço oficial da Proenza Schouler está a deixar-me muito contente! Estou tão curioso em relação à próxima colecção! Até lá, apreciem algumas fotografias da loja: